Formação
Complementar

A Escola Polichinelo oferece oportunidades de aprendizagens que priorizam o bem-estar da mente e das emoções, o bom uso dos recursos naturais, as boas práticas de uma vida saudável, a solidariedade, a ampliação das visões de mundo e do repertório cultural dos alunos.

Integral

A Escola Polichinelo oferece o serviço integral opcional nos dois turnos, de segunda-feira à sexta-feira, para todos os alunos. O planejamento se baseia em contos infantis, músicas e brincadeiras, que se renovam a cada 15 dias. Com muita criatividade, tornamos as manhãs ou tardes de nossos alunos ainda mais cheias de aprendizado e diversão!

Os alunos que ficam conosco no Integral, passam o contraturno realizando atividades que estimulam seu cognitivo e sua criatividade. Temos um cuidado com a execução da tarefa de casa, orientamos sobre higiene pessoal durante o banho, sobre os modos durante as refeições – almoço (com sobremesa) e lanche – e entretemos as crianças para que cada dia seja uma nova diversão! Nossos alunos vivem momentos de prazer enquanto usam seu tempo com atividades cheias de aprendizados. A adesão pode ser de 1 a 5 dias na semana, sendo a escolha informada à Escola no ato da matrícula ou ao longo do ano letivo.

Os alunos que estudam de manhã ficam no contraturno desde o término de sua aula até às 18h e os alunos que estudam à tarde, ficam no contraturno das 7h às 13h30, horário em que começa sua aula regular.

As tarefas de casa são realizadas na Escola sob a orientação das monitoras, visando a autonomia e a segurança dos alunos. O lanche e o almoço são oferecidos pela Escola seguindo um cardápio que leva em conta o valor nutritivo dos alimentos selecionados e que está de acordo com as preferências alimentares dos alunos.

Inteligência Emocional

Com o objetivo de ajudar as crianças no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, ampliando a compreensão de si, do outro e do mundo, realizamos uma parceria com o L.I.V – Laboratório Inteligência de Vida. Nas aulas LIV, potencializamos a sua capacidade de se relacionar, tomar decisões e encontrar caminhos para os desafios cotidianos. As aulas se estabelecem como um espaço de fala e escuta na Escola, sem respostas “certas ou erradas”, promovendo reflexão, debate, empatia, questionamento e proatividade. Por meio de ferramentas que envolvem as crianças, como histórias, jogos e músicas, vamos ajudá-las a reconhecer e a nomear as emoções, além de entender como estas são experimentadas no nosso corpo. Na Educação Infantil, são trabalhadas as seguintes emoções: medo, alegria, tristeza, raiva e o amor. Já no Ensino Fundamental, entendendo a melhor compreensão de suas emoções, trabalham-se quatro pilares essenciais para o desenvolvimento socioemocional: autoconhecimento, autorregulação, empatia e relacionamento

É importante fazer com que a criança, de forma individualizada, reflita sobre em quais contextos ela costuma sentir cada uma dessas emoções, visto que um dos aspectos desta reflexão é justamente o fato de que as emoções são muito particulares. Nem sempre sentiremos a mesma coisa que o outro – é fundamental uma construção, ainda na infância, desta consciência de que nos relacionamos com pessoas diferentes de nós. No ato de nos reconhecermos, também reconhecemos o outro e aprendemos a conviver e respeitar a nós mesmos e ao próximo.

Robótica

Nas aulas de Robótica Educacional, nossos alunos conectam a aprendizagem com habilidades tecnológicas necessárias para atuar de forma sustentável no mundo cada vez mais impulsionado pela inovação e cultura digital. A partir de projetos desafiadores são vivenciados problemas complexos da atualidade para os quais os alunos devem encontrar soluções testando protótipos e explorando possibilidades. Os alunos exercitam suas habilidades de planejar, executar e avaliar enquanto utilizam recursos tecnológicos de forma autoral, criativa, reflexiva e crítica. Durante as aulas, que sempre acontecem de forma coletiva, com os estudantes distribuídos em equipes, criamos um espaço favorável ao desenvolvimento da comunicação, da articulação em equipe, da resiliência, da iniciativa, da autonomia, bem como do pensamento sistêmico/crítico. É o uso da tecnologia de forma criativa, intencional e pedagógica.

Alimentação Saudável

Na Escola Polichinelo, acreditamos na importância de comer saudável para viver saudável. Consideramos nossas crianças de forma integral e nos preocupamos com o bem-estar de cada um. Sendo assim, estabelecemos um lanche coletivo saudável, obrigatório para a Educação Infantil e opcional para o Ensino Fundamental, pois a promoção da alimentação adequada na rotina escolar é fundamental na construção dos padrões de dieta. A alimentação saudável também é adotada para os alunos que passam o dia todo na Escola, seja  no Integral e / ou no Programa Bilíngue, sendo oferecido almoço e lanche.

O desenvolvimento de conhecimentos e habilidades que permitam o autocuidado da saúde é um de nossos símbolos como instituição promotora de saúde. Consumimos, coletivamente, itens naturais, produzidos na cantina escolar, com diferentes sabores e texturas que aumentam a aceitação de alimentos novos e ajudam nossos alunos a desfrutar de uma dieta variada durante a infância e a fase adulta.

Solicitação de vaga

Preencha os campos abaixo com os dados do responsável que entraremos em contato.

ou